segunda-feira, 22 de julho de 2013

Tradições

Pagamento da Busca
Quando os rapazes, aos quinze ou dezasseis anos, começavam a sair à noite, eram obrigados ao “pagamento da busca” pelos rapazes mais velhos. O pagamento consistia em vinho e castanhas, caso não o fizessem, os mais velhos não os deixavam sair de casa. Esta tradição era praticada no mês de Novembro, na altura do São Martinho, actualmente já não existe.


Fogueira de Natal
Todos os anos, na véspera de Natal (dia 24 de Dezembro), os rapazes solteiros organizam-se e transportam grandes troncos de árvores para o largo da Igreja, que colocam a arder na noite de Natal, enquanto vão tocando os sinos da Igreja. Esta tradição ainda está em uso.



Despedida de Solteiro
No Domingo que antecedia o casamento, a noiva deslocava-se a todas as casas onde existia uma rapariga solteira, levando-as consigo. Todas reunidas, iam a casa da noiva comer “tremoços”. Por sua vez, o noivo, tocava o sino da Igreja, para que os homens e rapazes se reunissem no adro da Igreja para dar os “tremoços” e “pagar o vinho”. Depois, todos reunidos, rapazes e raparigas dançavam num baile que era organizado pelas pessoas. Actualmente o noivo costuma dar os tremoços no adro da igreja.


Roubo dos Vasos
Antes do Domingo de Páscoa, os rapazes tinham por tradição retirar os vasos de flores, durante a noite, da casa das pessoas e colocá-los em diversas partes da Igreja, decorando-a assim para o domingo de Pascoa, nos últimos anos esta tradição já não se tem verificado. 


Sem comentários:

Enviar um comentário