sexta-feira, 28 de junho de 2013

Oração da Santa Cruz de Cristo

Deus, todo-poderoso, que sofreste a morte sobre a madeira sagrada,
Por todos os nossos pecados, tende piedade de mim,
Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de mim,
Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança,
Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim toda arma cortante,
Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai em mim todo o bem,
Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo o mal,
Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que eu siga o caminho da salvação,
Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos acidentes temporais e corporais,

Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei que o espírito maligno e infalível se afaste de mim.
Conduzi-me Jesus Cristo à vida eterna, amém.
Por todos os séculos dos séculos, amém.


Todos os anos no segundo fim de semana de maio realiza-se por cá a festa em honra da Santa Cruz, aqui fica a sua oração... 


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

       Brasão  - Escudo de vermelho, flor de linho de prata, botonada de azul, entre duas tesouras de poda de ouro, postas em pala, tudo alinhado em faixa e encimando ponte romana de um arco de prata, lavrada de negro, firmada nos flancos e movente da ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ VALBOM – PINHEL”.

        Bandeira - Branca. Cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.

Bandeira para hastear em edifícios (2x3)
Estandarte para cerimónias e cortejos (1x1)

            Selo - nos termos da lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Valbom - Pinhel".


Informação disponível no Diário da República III série de 02-04-2004

terça-feira, 11 de junho de 2013

Locais a visitar

  • Igreja Matriz (Românica) - A sua construção remonta ao inicio da nacionalidade, de realçar para alem da sua beleza exterior, o seu Altar-Mor com uma magnifica talha dourada. 

  • Ponte Românica - É um dos monumentos mais importantes da aldeia e apesar das peripécias por que passou (alargamento e derrubes) ainda se encontra em bom estado de conservação. Localiza-se no centro da aldeia. 



  • Fontanário Publico - Datado do século XIX (1892) foi durante muito tempo a fonte principal de abastecimento de água da população. Situa-se junto ao tanque publico que ainda é usado por algumas pessoas da aldeia para lavar a roupa. 


  • Cruzeiro - Situado à saída da freguesia, representa a Cruz de Cristo. Pensa-se que terá sido construído com fins religiosos. 



  • Capela de Santa Cruz – situada quase à saída em direcção a Pala, é onde se encontra a imagem de Santa Cruz e onde se faz a tradicional missa da festa de Maio em honra da Santa Cruz de Cristo. 





sábado, 8 de junho de 2013

Festa Religiosa

       Conta-se que a Freguesia de Valbom sofreu os efeitos de uma terrível trovoada no ano de 1925. A enchente da ribeira do Porquinho foi de tal modo violenta que as águas invadiram uma casa e na sua fúria destruidora terão levado uma criança. Para evitar que acontecimentos semelhantes se repetissem criou-se uma festa em honra da Santa Cruz de Cristo, que tinha lugar no dia 3 de Maio e que mais tarde passou para o 2º fim-de-semana desse mesmo mês, data em que se faz actualmente. 


História de Valbom

                A freguesia de Valbom situa-se no concelho de Pinhel, fazendo parte da diocese e distrito da Guarda. Dista 6km da sede do concelho, e é atravessada a meio pela ribeira do Porquinho. Esta freguesia deve o seu nome ao facto de as primeiras habitações terem sido construídas num vale bom e fértil. A primitiva povoação estende-se pela encosta de um monte até à ribeira, estando a parte mais recente na margem oposta. As duas margens estão unidas por uma elegante ponte de um só vão, em ambiente agradável e harmonioso. Crê-se que, outrora, terá Valbom conhecido uma considerável importância. No arrolamento paroquial de 1320 foi a sua igreja taxada em 110 libras e em meados do seculo XVIII os rendimentos da paróquia igualavam os da paróquia de Santa Maria do Castelo de Pinhel. 300 mil reis anuais. De cariz rural esta terra destaca-se pelo vasto património: Igreja Matriz, Ponte Românica, Sepulturas Rupestres, Fontanário Publico, Fonte de Mergulho, Cruzeiro. Numa casa da margem esquerda da ribeira, encontra-se um curioso lintel de uma antiga capela da freguesia, hoje desaparecida. É uma das freguesias mais antigas do termo de Pinhel e a sua igreja de traça românica parece remontar ao início da nacionalidade. A sua instituição paroquial data dos seculos XIII / XIV.

                Valbom foi o local escolhido por Massena para estabelecer o corpo principal das suas tropas aquando da sua chegada a Pinhel. Uma grande parte dos 1476 hectares da freguesia foi transformada num parque de artilharia, o qual, em movimento, formava um extenso comboio levando a cavalaria de reserva na retaguarda, sob o comando de Montabrum.